“Dupla delícia! O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”. Mário Quintana

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dica de leitura: "O Pequeno Príncipe me disse"

O Pequeno Príncipe me disse"
organizado por Sheila Dryzun


Cada livro fala a seu leitor de um jeito todo especial. Às vezes, quando duas pessoas falam do mesmo livro, parece que leram livros diferentes, porque cada um entendeu a mensagem de um jeito, porque cada um quis ler a mensagem de um jeito. E o que dizer quando o livro em questão é um clássico universal, desses que passaram pelas mais diversas adaptações, por leituras nas culturas mais distintas, nas épocas mais afastadas, nas situações políticas mais extremas?

Foi mais ou menos isso que passou pela cabeça de Sheila Dryzun, quando se propôs a fazer uma lista com um monte de gente bacana e mandar para cada uma dessas pessoas uma caixa, como a que o aviador desenhou, mas cujo conteúdo não fosse um carneiro, e sim um convite: um convite em forma de livro - e que delícia deve ter sido receber um exemplar de O Pequeno Príncipe! - e de uma frase, uma frase que Sheila pescou do texto de Saint-Exupéry, especialmente para que cada convidado se revelasse com a transparência de uma criança - e isso podia ser um desenho, uma foto, uma frase, um poema ou uma música. A essas colaborações, foi acrescentando um pequeno texto sobre a infância de cada um.

Não foi muita surpresa quando percebeu que cada um tinha o seu próprio principezinho na cabeça, e que ele tinha feito parte de algum momento de sua vida. Que as pessoas se deixavam emocionar com aquela história, que cada um tinha o seu próprio menino de cabelos de ouro e que cada um desses meninos falava uma coisa diferente, mas sempre em nome de um mesmo sentimento. Qual é esse sentimento? Ah, para saber isso você vai ter que ler o livro... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário