“Dupla delícia! O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”. Mário Quintana

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dica de leitura: "O Homem do Princípio ao Fim"

O Homem do Princípio ao Fim
de Millôr Fernandes


O Homem do Princípio ao Fim é mais uma vez o exercício da inteligência, do humor, e do profundo interesse de Millôr Fernandes pelo ser humano. Ao fazer esta peça, Millôr traça um grande painel da trajetória humana de Adão até a Bomba H, esmuiçando os seus sentimentos, medos, mesquinharias, lutas e sua capacidade de criar e... destruir. Como "colagem", modalidade de espetáculo em que Millôr é pioneiro, a peça se desenvolve com a inserção frequente de citações de autores consagrados como Shakespeare, Gonçalves Dias, Rubem Braga, Joyce, etc... É um homem fazendo e contando a história.
O jornalista e humorista consagrado junta-se ao crítico da condição humana. E utilizando justamente a inteligência, o maior dos atributos humanos, Millôr leva-nos da perplexidade à mais gostosa gargalhada. É a história do Homem, desde o princípio até, quem sabe, seu fim.
Escrita e encenada no final da década de 60, este texto (como Liberdade, Liberdade) mantém-se incrivelmente belo e atual. Sua reedição no início do novo milênio é uma homenagem à sua generosa mensagem e ao humanismo de que está impregnada toda a obra de Millôr Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário